Quando você vive em um determinado ambiente por muito tempo, ao poucos você vai compreendendo como as coisas funcionam, sejam elas processos, projetos ou pessoas.

Esse entendimento que você vai acumulando, combinado com as suas vivências e os seus conhecimentos técnicos em coisas relacionadas ao dia-a-dia de trabalho, formam a sua experiência.

Experiência, segundo a filosofia, é qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos. É algo bem abrangente e subjetivo, mas vem de encontro ao que estamos falando.

Trabalho com tecnologia à quase 11 anos, e neste longo caminho acumulei muitas experiências que me ajudaram a chegar onde estou hoje. A área de tecnologia cresce em ritmo acelerado, e está em mais evidência do que nunca, mas então eu lhe pergunto: será que estamos preparados para isso?

Apenas diga não Photo by Andy Tootell on Unsplash

A cultura do profissional de TI

O profissional de TI, em sua maioria, é antenado e está sempre em busca de tecnologias novas para aplicar nos projetos do seu dia-a-dia, geralmente muito comprometido com seu trabalho e também sempre tenta abraçar tudo que vem pela frente. Mesmo que não tenha tempo hábil para as demandas.

Então chegamos a um, que no meu ponto de vista, é um dos principais problemas da maioria dos profissionais de TI: Não saber dizer não.

O ponto aqui, não é dizer não para qualquer coisa, mas saber quando dizer não, ou melhor, quando for preciso, diga não. Um bom gestor, quer que você diga não.

Seja quando o prazo é inviável, ou quando você realmente não pode ficar até mais tarde naquele dia ou tem compromisso naquele final de semana. Não tente abraçar o mundo todo, pois você não vai dar conta de tudo.

E não se engane, isso não tem a ver com comprometimento. Você tem que se comprometer com o seu trabalho e com as entregas e em todos os momentos que você estiver trabalhando. Mas você não pode esquecer que tens uma vida.

Conclusão

Muitos falam que você deve separar o seu eu do trabalho do seu eu pessoal. Eu acredito que não existe essa separação, nós somos uma união de tudo isso, seja no trabalho ou na vida pessoal. Isso tudo forma nossa personalidade e quem realmente somos.

Para finalizar, diga não as vezes, vai te fazer bem e o seu “work-life balance” será melhor.

Até mais e obrigado pelos peixes!