A importância das rotinas
carreira • vidaAntes de 2020, muito provavelmente você seguia uma rotina diária que passava por alguns desses passos:
- Tomar banho
- Tomar café da manhã
- Se arrumar
- Sair de casa
- Pegar transporte / carro / etc, para se deslocar até o trabalho
Se você está trabalhando de casa, sim você é privilegiado. Por ter um trabalho e poder fazê-lo sem se colocar em risco nas ruas.
Se hoje você tem um trabalho e está trabalhando de casa, no agora famoso, home office ou trabalho remoto, você é privilegiado. Claro que isso não quer dizer que trabalhar de casa é muito fácil, porque com isso, as barreiras entre momento de trabalho e momento de lazer ficaram mais tênues ainda, ou até mesmo, deixam de existir.
Isto é um problema, pois precisamos dessas barreiras para viver. Hoje vou compartilhar algumas ideias de como criar novamente essas barreiras e melhorar o seu dia-a-dia neste momento de pandemia.
Bora?
Você não é e não deve ser uma pessoa diferente no trabalho. Você precisa ser você mesmo.
Criando uma nova rotina de trabalho
Antes de mais nada, precisamos alinhar uma coisa: Você é uma pessoa só, você não é e não deve ser uma pessoa diferente no trabalho. Você precisa ser você mesmo.
Quando trabalhamos no mesmo local que vivemos, precisamos criar uma divisão destes espaços, destes modos da nossa vida.
Eu já trabalhei remoto por bastante tempo, e criar essa divisão entre casa e trabalho me ajudaram bastante a não trabalhar demais nem trabalhar de menos.
Existem duas abordagens que podem nos ajudar bastante a criar essa divisão, são elas:
- Ter um espaço separado para trabalho
- Uma rotina de início e fim do dia de trabalho
Espaço para o trabalho
Esta é provavelmente a mais eficaz para criarmos essa divisão, porém também é uma das mais difíceis de conseguirmos fazer, principalmente pela questão do espaço. O preço das moradias é algo bem caro, logo, muitos não tem como ter/alugar uma casa que tenha um cômodo extra ou até mesmo espaço sobrando.
Mas caso você tenha essa opção, seguem algumas ideias que podem ajudar a criar essa divisão:
Um cômodo da casa que é seu local de trabalho
Pode ser um escritório, ou uma outra peça qualquer, mas que seja usada somente para essa finalidade.
Uma mesa ou escrivaninha específica para o trabalho
Também é importante que ela só seja usada para o trabalho, assim você evita de trabalhar demais e também evita de não trabalhar em horário de trabalho.
Computadores específicos para trabalho e lazer
Está também é uma solução que pode funcionar. Eu não tenho muito espaço em casa, então minha mesa / escrivaninha é usada para trabalho e para minhas coisas pessoais.
Estou trabalhando remoto com o computador da empresa e também tenho o meu notebook pessoal então tenho em minha mesa, um monitor, no qual conecto os computadores. Quando começo o trabalho pela manhã, conecto o computador do trabalho no monitor, e ele vai ficar ali até o final do dia de trabalho.
No fim do dia, desconecto o computador do trabalho e conecto meu computador pessoal no monitor, e tudo que era de trabalho, não está mais acessível facilmente, isso me ajuda bastante a criar essa divisão entre pessoal e profissional.
Criar uma rotina de trabalho
Ainda mais importante que o espaço para o trabalho, é termos uma rotina de trabalho. Como falamos no início, antes você tinha toda uma rotina de coisas que você fazia até chegar no trabalho e começar a trabalhar, agora como o seu local de trabalho é a sua casa, você não se desloca mais e provavelmente não faz algumas outras rotinas que fazia antes.
O que funcionou para mim, são coisas bem simples que você pode tentar. Tenho uma rotina para inciar o dia de trabalho e outra para finalizar o dia de trabalho.
Iniciando o dia de trabalho
- Levar o cachorro para fazer necessidades na rua (de máscara, claro)
- Tomar um banho
- Tomar café da manhã
- Ler notícias
- Planejar o que vou fazer no dia (pessoal e profissional)
- Começar a trabalhar
Finalizando o dia de trabalho
- Fazer uma revisão do que fiz no dia
- Anotar coisas importantes que preciso resolver amanhã
- Desconectar o computador de trabalho do monitor
- Levar meu cachorro para fazer necessidades na rua (de máscara, claro)
- Tomar um banho
Olhando uma primeira vez, parecem vários passos, mas é algo que se tornou uma rotina e acaba sendo natural. Isso me ajuda a entrar no “modo trabalho” e depois conseguir sair dele e relaxar e fazer coisas pessoais e minhas tarefas de casa.
Conclusão
Viver apenas de rotinas não é saudável e pode nos deixar mais tristes e deprimidos, mas não podemos também deixar as rotinas totalmente de lado, pois elas são importantes para criarmos essas separações entre essas sessões da nossa vida.
Algum tempo atrás, minha noiva me mandou um vídeo bem bacana que fala sobre o momento que estamos vivendo e como podemos nos manter saudáveis físico e mentalmente. Isso também serve perfeitamente para outros momentos de nossa vida:
Vocês já trabalharam remoto? Como tem sido para vocês lidar com essa experiência? Compartilha sua experiência com a gente.
Até mais e obrigado pelos peixes.
Comentários