A era dos upgrades: como saber a hora certa de comprar [Guia Prático]
vida • minimalismoEstamos vivendo em uma era de upgrades. Todos os anos muitas empresas anunciam novas versões de produtos com melhorias que são muito superiores às versões anteriores e é difícil não sentir-se tentado a adquiri-las.
Essas empresas fazem de tudo para que você queira e deseje comprar a nova versão. Além disso temos a questão de que hoje, para muitas pessoas, o smartphone que você tem demonstra o seu status, da mesma forma que acontecia com os carros anteriormente.
Você precisa de uma forma física, para que as pessoas próximas a você vejam quando você coloca sobre a mesa ou segura ao lado de sua cabeça, que é a nova versão, melhor e que você tem dinheiro para comprar. – Lewis George, Unbox Therapy channel
Mas elas são tão melhores assim mesmo? Você precisa trocar seu smartphone todos os anos? Hoje vou te mostrar 3 perguntas simples que você pode se fazer para entender se é realmente a hora de um upgrade.
Mas então, como saber qual é o momento certo de comprar essas coisas, se é o momento certo de fazer o upgrade?
O checklist para fazer ou não um upgrade
A ideia desse post, surgiu de um ótimo vídeo do Matt D’Avella intitulado “The Era of Upgrades”, e essas perguntas são a forma como ele lida com essa questão. Mas você pode adotá-las para sua vida, assim como eu fiz.
As perguntas são:
- ✅ Eu posso pagar?
- ✅ Como está o meu dispositivo atual?
- ✅ A diferença vale a pena?
Eu posso pagar?
Uma das perguntas mais importantes. Se você está vivendo de salário a salário, e o dinheiro mal da pra pagar as contas, você já tem sua resposta e nem precisa das outras perguntas.
Não é prudente nem saudável se endividar para fazer um upgrade, seja ele qual for.
Sempre que possível, viva um degrau abaixo do seu dinheiro.
Como está o meu dispositivo atual?
Ainda consigo seguir com meu dispositivo por mais tempo? Ele está dando conta do recado? Se a resposta for sim, você não deve fazer o upgrade.
Se a resposta for mais ou menos, tente elencar os pontos que nos quais ele não está dando conta, isso vai te ajudar a ter uma visão muito melhor do todo.
A diferença vale a pena?
Neste ponto, você precisa ser bem sincero consigo mesmo, pois muitas vezes estamos falando de um grande quantia de dinheiro.
Pondere muito bem, liste os pontos positivos e negativos, faça uma comparação com quais outros sonhos ou outras coisas você poderia realizar se não fizesse esse upgrade. Quando comparamos temos uma visão melhor e menos viciada da situação.
Conclusão
Eu sou um entusiasta de tecnologia, trocava de smartphone todo ano quase, mesmo sabendo que não precisava fazer isso, mas eu gostava bastante de ter a versão mais nova, a mais atual, estar na crista da onda.
Mas sejamos realistas, vivemos em um país de 3° mundo, onde a grande maioria da população vive (sobrevive) com um salário mínimo. Essa cultura consumista afeta as pessoas de uma forma muito negativa.
De uns 3 anos pra cá, eu desapeguei bastante dessa cultura, tento ter o mínimo de coisas possíveis, que eu realmente use e que me tragam benefícios.
Apesar do post falar mais de smartphones, que estão mais em foco nos últimos anos, esse questionamento serve para todo e qualquer produto. Seguindo essas três perguntas:
- Eu posso pagar?
- Como está o meu dispositivo atual?
- A diferença vale a pena?
Você vai estar muita mais embasado para tomar sua decisão de fazer ou não o upgrade.
Dicas
Hoje trago duas dicas, uma delas é o vídeo que me inspirou a escrever esse post, que trouxe essas 3 perguntas que mudaram a forma como eu decido se compro ou não algo novo e um documentário chamado “Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes”, da Netflix, que é produzido pelo Matt D’Avella, que fez o vídeo que citei.
Esse documentário mudou totalmente a minha forma de pensar e me fez rever todos os aspectos da minha vida. Já falei sobre esse documentário nesse post. Recomendo muito!
- The Era of Upgrades
- Minimalism: A Documentary About the Important Things - Netflix
- Viva um degrau abaixo! Como fazer isso?
- Uma conversa sobre as coisas importantes
Ate mais e obrigado pelos peixes.
Comentários