TL;DR; Não tem como, fim! 😛

Esta é uma questão que é bastante abordada na área de tecnologia, mas não se limita apenas a ela. Como podemos nos manter atualizados em um mundo em constante mudança e onde as informações circulam em uma velocidade nunca antes imaginada?

Tecnologia na palma das mãos Photo by Jezael Melgoza on Unsplash

Não existe uma receita de bolo para isso, assim como quase nada neste vida. Vou compartilhar algumas dicar que funcionaram bem para mim.

Um bom feed de notícias

Um bom feed de notícias, com alguns sites e blogs sobre desenvolvimento, principalmente focado na sua área ou especialização é um ótimo começo.

Para ter boas fontes de notícias e novidades sobre os assuntos que lhe interessam, comece fazendo uma lista de todos assuntos, sejam eles assuntos macro ou assuntos assuntos mais específicos, como por exemplo:

  • Desenvolvimento web - macro assunto;
  • ReactJS - assunto específico;

Após isso, busque por fontes de notícias, sites, blogs, etc, que falam sobre os assuntos que você tem interesse e faça uma lista destes links.

Com isso em mãos, crie uma rotina de conferir as novidades e ler sobre os assuntos. Eu uso 2 ferramentas para me ajudar a centralizar os assuntos e as fontes.

O Feedly, que é um agregador de RSS, onde posso criar tópicos e adicionar sites e blogs que falam sobre esses assuntos. Desta forma centralizo minha leitura em um único lugar.

Feedly Feedly

O Pocket, que nada mais é que um “read it later”, para você salvar links para conferir posteriormente. Eu utilizo ele de uma forma um pouco diferente, ele funciona quase como favoritos, onde salvo links que já li/estudei, mas são conteúdos que acho relevantes e que gostaria de ter acesso fácil para consultar posteriormente.

Pocket Pocket

Planejar um tempo de estudo

Planejamento é algo que pode ajudar bastante em muitas situações, planejar um tempo para estudos é uma ótima forma de se manter atualizado em tecnologia. Assim você reserva um tempo específico para isso.

Google Agenda Google Agenda

Para organizar esse tempo, você pode utilizar as metas do Google Agenda.

Podemos configurar a periodicidade, o tempo e ainda acompanhar seu progresso, pois após cada sessão você pode marcar aquela sessão como concluída. Além de que, caso você não possa parar para estudar naquele momento, você pode usar a opção “mais tarde”, então o Google Agenda vai procurar um outro momento em sua agenda para você fazê-la.

As metas nos ajudam bastante a criar uma rotina de estudar, praticar e se atualizar. Elas podem ser criadas no aplicativo para Android ou iOS.

Conclusão

O mundo da tecnologia está em constante mudança e é impossível acompanhar tudo. Um bom feed de notícias e um tempo para estudo são ótimas formas de se manter atualizados com grande parte do que está rolando de novo.

Existe uma iniciativa bem bacana do @Wmitrut no GitHub, onde tem uma lista de blogs com conteúdo em português, é um bom lugar para se começar. Confira o Awesome Brazilian Dev Blogs.

Tem alguma técnica diferente, algo que não citei aqui, deixa nos comentários aqui embaixo. :)

Até mais e obrigado pelos peixes!